ferias animadas

Somos crianças e gostamos de férias, brincadeiras e muita diversão! Estamos participando do projeto Matéria Prima nas Férias do Instituto Eurofarma. Uma das atividades desta semana é a atualização deste blog, que foi criado na edição de 2011. Participe você também dessa grande diversão! Envie seus comentários.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BEM-VINDOS AO MATÉRIA PRIMA NAS FÉRIAS!

 Nesta semana iremos agitar!
Seremos pesquisadores, investigadores, fotógrafos, diretores de vídeo e muitas outras coisas! Vamos entender um pouco mais da nossa língua e de futebol.

Vocês sabiam que antes de fazer um passeio,  é sempre bom pesquisar sobre  o local? Assim você fica por dentro de tudo o que vai acontecer!
Sugestões: Depois de visitar os sites http://www.museudalinguaportuguesa.org.br e http://www.museudofutebol.org.br.





Faça um post nos comentários, respondendo às perguntas:
1. Você já visitou algum Museu? Qual? O que você encontrou lá?
2. Você sabe o que é um acervo? Explique com suas palavras o que é um acervo.
3. De acordo com suas pesquisas, você acha que o Museu da Língua Portuguesa é diferente dos outros? Por  quê?
4. Que tipo de acervo tem no Museu do Futebol?

86 comentários:

  1. oba!!
    Não vejo a hora de conhecer os Museus.....
    Será que vou encontrar muita coisa velha? ahahahah

    ResponderExcluir
  2. o que è acervo ?

    Um Acervo baseia-se em memórias, acontecimentos e representações do futebol em diferentes dimensões: seus jogadores, clubes e agremiações, torcedores, regras e fatos relacionados à cultura e sociedade brasileiras no século XX.

    ResponderExcluir
  3. já visitei o museu central das artes.ass;guilherme gomes da silva.

    ResponderExcluir
  4. já visitei um,mas não lembro o nome;ass;antonio marcos gonçalves

    ResponderExcluir
  5. Pedro E Gustavo23 janeiro, 2012 04:56

    Qual o objetivo Do Museu Do Futebol ?

    Salvaguardar e aprofundar conteúdos relacionados ao futebol, mapeando indicadores de memória, atualizando a pesquisa histórica de seu desenvolvimento, bem como sua manifestação contemporânea.

    ResponderExcluir
  6. Julia Airane e Maria Fernanda23 janeiro, 2012 04:57

    1.Não mas quero muito conhecer.esperamos encontrar muitos acervos e muita coisa sobre a historia do futebol e da língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  7. eu não sei o que é um acervo.ass,guilherme gomes da silva.

    ResponderExcluir
  8. eu não sei o que é um acervo.ass,
    antonio marcos gonçalves

    ResponderExcluir
  9. Julia Airane e Maria Fernanda23 janeiro, 2012 05:03

    2. O acervo e um conjunto de coisas que o museu tem para apresentar assuntos.

    ResponderExcluir
  10. DESEJO ENCONTRAR MUITOS JOGOS

    ResponderExcluir
  11. Pedro E Gustavo23 janeiro, 2012 05:04

    o Museu da Lingua Portuguêsa é diferente dos outros Porque relata a História da nossa Lingua

    ResponderExcluir
  12. oi, meu é Larisssa Kamille da Silva do
    Carmo é nunca fui no museu.
    yasmin vasconcelos não nunca fui ao museu

    ResponderExcluir
  13. eu não sei, eu nunca fui.ass;guilherme gomes da silva.

    ResponderExcluir
  14. Julia Airane e Maria Fernanda23 janeiro, 2012 05:07

    3.Nos achamos que sim,porque ele mostra um pouco mais da nossa cultura.Mas não tem muita diferença.

    ResponderExcluir
  15. kevin da silva gonc´´alves23 janeiro, 2012 05:10

    eu quero conhecer é o museu do futebol

    ResponderExcluir
  16. O acervo do Museu do Futebol tem como principal característica a imaterialidade, ou seja, baseia-se em memórias, acontecimentos e representações do futebol em diferentes dimensões: seus jogadores, clubes e agremiações, torcedores, regras e fatos relacionados à cultura e sociedade brasileiras no século XX.
    Visando expandir seu acervo, o Museu do Futebol vem trabalhando no mapeamento e catalogação de acervos referenciados, isto é, coleções particulares e demais acervos que não estão sob a guarda do Museu, mas que integrarão nosso inventário digital de referências do fenômeno futebol e futuramente estarão disponíveis para consulta via web.
    Se você possui um objeto, uma foto ou uma história sobre o futebol e quiser colaborar conosco passando-nos esta referência, escreva para acervo@museudofutebol.org.br
    Esclarecemos que não aceitamos nenhuma doação encaminhada pelo correio sem prévia autorização da administração do Museu. Por isso, ressaltamos a importância de escrever para nós antes do envio de qualquer objeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fonte: Site do Museu do Futebol
      http://www.museudofutebol.org.br

      Excluir
  17. Igor fagundes adoro suas obras me pra sele vou a i quarfeiraq23 janeiro, 2012 05:16

    Você já foi ao museu . eu nunca foi desem que muito legam e com muitos fatos importantes que aconteceram na historia do nosso país meu nome é Igor e vou postar essa informação e vou falar sobre o acervo O acervo do Museu do Futebol tem como principal característica a imaterialidade, ou seja, baseia-se em memórias, acontecimentos e representações do futebol em diferentes dimensões: seus jogadores, clubes e agremiações, torcedores, regras e fatos relacionados à cultura e sociedade brasileiras no século XX.

    ResponderExcluir
  18. Erick e Augusto23 janeiro, 2012 05:17

    Materia Prima Nas Ferias

    1-Sim eu ja visitei o museu da Lingua Portuguesa,la tem coisas antigas
    2-Acervo sao coisas antigas

    ResponderExcluir
  19. Pedro E Gustavo23 janeiro, 2012 05:17

    http://gerevolucao.blogspot.com/2010/04/museu-do-futebol-sao-paulo.html

    ResponderExcluir
  20. Julia Airane e Maria Fernanda23 janeiro, 2012 05:19

    4.O museu do futebol tem como acervo memoria e acontecimentos de diferentes tipos:como jogadores,times, copas e vários acontecimento no mundo do futebol.

    ResponderExcluir
  21. CAUÃ S. DE SOUZA23 janeiro, 2012 05:22

    EUJAFUINOMUZEU DO FUTIBOU E GOSTEI DO PINBOLI

    ResponderExcluir
  22. Antônio Marcos Gonçcalves23 janeiro, 2012 05:22

    acho no museu da lingua eu vou enccontrar livros

    ResponderExcluir
  23. Simone gonçalves de morais23 janeiro, 2012 05:22

    já fui ao museu do futebol amei mas gostaria de ir de novo porque vale a pena e você que não foi aproveita a oportunidade para conhecer melhor seu time,o futebol e outros times.
    lá tem uma loja de acessórios de times passe lá e conheça muito mais.

    ResponderExcluir
  24. guilherme gomes da silva23 janeiro, 2012 05:22

    eu não sei o que é acervo, e nem sei se tem acervo, lá.

    ResponderExcluir
  25. Igor fagundes adoro suas obras me pra sele vou a i quarfeiraq23 janeiro, 2012 05:23

    o museu da linguá portuguesa é diferente dos outros porque mosta as pessoas e obras do nosso pais

    ResponderExcluir
  26. Cauã e Matheus23 janeiro, 2012 05:25

    Eu sou o Cauã e eu sou o Matheus, estamos fazendo um trabalho juntos. Eu (Cauã) já fui no museu do futebol, mas o Matheus ainda não.

    ResponderExcluir
  27. Igor fagundes adoro suas obras me pra sele vou a i quarfeiraq23 janeiro, 2012 05:26

    o acervo,
    baseia-se em memórias, acontecimentos e representações do futebol em diferentes dimensões: seus jogadores, clubes e agremiações, torcedores, regras e fatos relacionados à cultura e sociedade brasileiras no século XX.

    ResponderExcluir
  28. Simone gonçalves de morais23 janeiro, 2012 05:26

    O acervo -baseia-se em memórias, acontecimentos e representações do futebol em diferentes dimensões: seus jogadores, clubes e agremiações, torcedores, regras e fatos relacionados à cultura e sociedade brasileiras no século XX.

    ResponderExcluir
  29. Larissa kamille da silva do carmo
    não nuca fui no museu

    ResponderExcluir
  30. OLHAR COM OUTRO OLHAR

    O Museu do Futebol apresenta uma exposição que vai aproximar as diferenças. Mostra que cegos, surdos ou cadeirantes tem um mundo próprio de percepções e sensibilidades. Revela a nós – que vemos, ouvimos ou caminhamos em nossas próprias pernas – o quanto vale a pena conhecer o universo daqueles que, apesar ou sobretudo por suas deficiências, são capazes de superar obstáculos e construir um mundo de conhecimento e possibilidades.
    Uma fotografia de um jogo de futebol é apresentada por meio de cinco recursos sensoriais – braile, relevo, alto-contraste, maquete tátil e áudio descrição. O visitante utiliza mãos e ouvidos para entender o conteúdo e o significado da imagem. No chão, um piso tátil conduz os passos dos visitantes e um audioguia também sinaliza o trajeto. “A exposição propõe aproximar as diferenças. Vai mostrar que cegos, surdos ou pessoas com mobilidade reduzida têm um mundo próprio de percepções e sensibilidades. Vale a pena alargar nossos próprios sentidos e experiências de mundo”, conta Leonel Kaz, curador da exposição.
    Em “Olhar com Outro Olhar”, você também vai conhecer mais sobre o futebol de 5, esporte praticado pelas pessoas com deficiência visual e em que o Brasil também coleciona títulos! Duas dessas conquistas – a Paraolímpiada de Atenas (2004) e Pequim (2008) – estarão representadas por duas medalhas de ouro cedidas pelo craque da modalidade, Mizael Conrado, especialmente para a exposição.
    Convidamos você, visitante, a olhar com as suas mãos e ouvidos. A percorrer a exposição experimentando as suas percepções táteis e auditivas. A mergulhar, junto conosco, em ricas e variadas formas de perceber o mundo.

    Higor e Murilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fonte: Site do Museu do Futebol
      http://www.museudofutebol.org.br

      Excluir
  31. eu ja fui no museu de escuturas

    ResponderExcluir
  32. luisa dos anjos23 janeiro, 2012 07:44

    eu nunca fui no museu

    ResponderExcluir
  33. vitoria da silva oliveira23 janeiro, 2012 07:45

    eu nunca fui ao museu

    ResponderExcluir
  34. sim, são documentos ou registros de outra época .

    ResponderExcluir
  35. RECURSOS DISPONÍVEIS

    Os recursos que visam facilitar e potencializar o acesso ao museu são;.

    No âmbito social, oferecemos:
    Ingressos a preços populares (R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia);
    Um dia gratuito na semana (quinta-feira);
    Políticas de isenção para grupos de escolas públicas e instituições sociais.
    Gratuidade para deficientes e 1 acompanhante.

    No âmbito físico, oferecemos:
    Elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção;
    Escadas rolantes;
    Piso tátil para cegos e pessoas com baixa visão;
    Vagas reservadas para pessoas com deficiência no estacionamento da Praça Charles Miller;
    Banheiros para cadeirantes em todos os andares;
    Telefone para surdos.

    No âmbito intelectual, oferecemos:
    Áudio-guias para estrangeiros (em inglês e espanhol);
    Atendimento agendado com educadores;
    Atendimento a grupos de pessoas com diferentes deficiências: sensorial, física e intelectual;
    Totens em 3 línguas (português, inglês e espanhol) e Braille em todas as salas do Museu;
    23 maquetes táteis para o público cego, com baixa visão e limitação de compreensão de linguagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fonte: Site do Museu do Futebol
      http://www.museudofutebol.org.br

      Excluir
  36. naã sei oque é um acervo

    ResponderExcluir
  37. sim, porque guarda a mais preciosa das coisas que se pode ter o conhecimento .

    ResponderExcluir
  38. O acervo do Museu do Futebol tem como principal característica a imaterialidade, ou seja, baseia-se em memórias, acontecimentos e representações do futebol em diferentes dimensões: seus jogadores, clubes e agremiações, torcedores, regras e fatos relacionados à cultura e sociedade brasileiras no século XX.

    ResponderExcluir
  39. luisa dos anjos23 janeiro, 2012 07:52

    um acervo é onde guardam as coisas do museu

    ResponderExcluir
  40. vitoria da silva oliveira23 janeiro, 2012 07:53

    eu não sabia disso;que cervo é museu de futebol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Vitória,
      O acervo são materiais, objetos e memórias guardadas em um museu.

      Excluir
  41. meu nome e murilo ja fui no,000000000000000000000000000000000000000000000000000museu

    ResponderExcluir
  42. Geovanna Ramos dos Santos23 janeiro, 2012 07:55

    Eu nunca fui em um museu

    ResponderExcluir
  43. Nunca fui ao museu.

    ResponderExcluir
  44. luisa dos anjos23 janeiro, 2012 08:01

    eu não acho que é diferente

    ResponderExcluir
  45. Nós nunca fomos a um museu de futebol, mas em outro museu
    eu (Pablo) já fui, era um museu de ossos de dinossauros. O meu amigo Lucas já foi no museu do rio de tiete e num museu de ciências. Agora nós queremos conhecer o Museu do futebol e o museu de Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  46. Acervo é um local aonde guarda coisas antigas.

    ResponderExcluir
  47. vitoria da silva oliveira23 janeiro, 2012 08:02

    sim,eu acho que eles falamuma lingua diferente

    ResponderExcluir
  48. eduardo cruz santos23 janeiro, 2012 08:02

    não sei mas acho que é diferente

    ResponderExcluir
  49. vitoria da silva oliveira23 janeiro, 2012 08:06

    tem jogos pebolin

    ResponderExcluir
  50. Geovanna Ramos dos Santos23 janeiro, 2012 08:06

    um acervo acho que é onde guarda as coisa mais antigas do museu

    ResponderExcluir
  51. João Victor Capelos Marongio Cruz23 janeiro, 2012 08:07

    nunca fui no museu

    ResponderExcluir
  52. nos achamos que esse museu vai ser legual

    ResponderExcluir
  53. João Victor Capelos Marongio Cruz23 janeiro, 2012 08:09

    O acervo é um lugar onde se guarda coisas inportantes

    ResponderExcluir
  54. nos te mos curiosidade de conhecer esses dois museu de futebol e da lingua portuguesa

    ResponderExcluir
  55. eu ainda não fui mas acho que é

    ResponderExcluir
  56. O museu da Língua Portuguesa é diferente dos outros porque tem muitas obras literárias.

    ResponderExcluir
  57. nos temos serteza que eeses museu vai ser legal

    ResponderExcluir
  58. nos achamos que vai ser legal

    ResponderExcluir
  59. Geovanna Ramos dos Santos23 janeiro, 2012 08:13

    Eu não fui ainda num museu

    ResponderExcluir
  60. ja fui ao museu do ipiranga00000000000000000000000000 muri,lo hi1111111houoiggthioghuryihufrlujhlkjhlktjyr561562h31o46.2
    3.6g

    ResponderExcluir
  61. João Victor Capelos Marongio Cruz23 janeiro, 2012 08:14

    Eu acho que o museu da lingua portuguesa e difere do outros por que legais como a cabine

    ResponderExcluir
  62. Victoria e Amanda23 janeiro, 2012 08:14

    1-Não fomos em museu. 2-Acervo,é um lugar que guardam as memórias de acontecimentos e representações, que o lugar informa.3-Não,por que achamos que o museu da lingua portuguesa informa sobre o assunto em questão, como os outros museus.4-O tipo de acervo do museu do futebol é lugar onde se guardam os acontecimentos de seus clubes,jogadores,torcedores,e várias coisas relacionadas ao futebol.

    ResponderExcluir
  63. eu nunca fui ao um museu mas vou ir

    ResponderExcluir
  64. João Victor Capelos Marongio Cruz23 janeiro, 2012 08:18

    O acervo do museu do futebol tem acervo de trovél,bolas,pessoas,e muitas outras coisas legais

    ResponderExcluir
  65. foi muito legal visita os dois museu eu nunca imaginei que a gente ia i para o museu do futebol e da lingua portuguesa

    ResponderExcluir
  66. muito bom , muito interessante e educativo !

    ResponderExcluir
  67. foi muito legal ver as coisa antiga

    ResponderExcluir
  68. de umas fotos de carros antigo

    ResponderExcluir
  69. Eu gostei do museu do futebol porque la mostra as bolas,as camisetas,fotos e muitas outras coisas legais

    ResponderExcluir
  70. tudo porque foi muito legual

    ResponderExcluir
  71. o que eu gostei do pele

    ResponderExcluir
  72. eu e o lucas gostamos da foto do pele

    ResponderExcluir
  73. eu e o lucas gostamos da foto do garrincha

    ResponderExcluir
  74. Férias animadas!!!! Muito legal o blog para recordar todas essas emoções....

    ResponderExcluir